18.2.07

A SAÚDE TEM DE SE DEFENDER DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

São demais as medidas desgarradas, sem sentido, contraditórias. Não se demonstra uma linha de rumo, sustentável, quando se falava tanto de tornar o SNS sustentável. Queria-se torná-lo sustentável, parece estar moribundo, emergindo à volta dele uma medicina privada em força, para a qual no entanto se tem de questionar também a sustentabilidade, num país pequeno e pobre como o nosso. Um país pobre no meio de ricos, mas que conseguia até há bem poucos anos ter uma saúde que lhes fazia inveja. Mãos desastradas puseram-na às portas da morte.
Há que fazer alguma coisa. Os médicos, a quem os doentes recorrem e a quem entregam a sua vida e a sua saúde, não podem ficar calados perante tudo o que se passa. Vamos falar, discutir, intervir, avisar o país que algo vai gravemente mal nessa área.
A pedido da nossa Associação, vai reunir-se o Forum Médico Regional do Norte, na sede da Ordem dos Médicos no Porto e convocado pela Seccção Regional do Norte, no dia 22 de Fevereiro. Logo um dia depois do Forum Médico Regional do Centro, em Coimbra, no dia 21, pelas 9 horas, também na sede da Ordem dos Médicos.
Não vamos cruzar os braços. A responsabilidade e a culpa são do ministro da saúde e do governo, mas depois deles terem mudado cá continuaremos nós e os nossos doentes. É a nossa vida e é a deles. Não nos podemos esquecer disso.

Sem comentários: