25.2.07

FÓRUM MÉDICO REGIONAL DO NORTE

Após solicitação da nossa Associação (APMCH), reuniu o Forum Médico Regional do Norte, na sede do Porto da Ordem dos Médicos, a fim de discutir os problemas actuais da política de saúde no nosso país, e as repercussões negativas que se prevêem para o futuro, a curto, médio e longo prazo. Dessa reunião foi elaborado um documento, que se apresenta a seguir.
---
FÓRUM MÉDICO DO NORTE

Conclusões

1- Lamentar junto do Presidente e Presidente Executivo do XIII Congresso Nacional de Medicina a forma como o referido Congresso está a ser organizado, especialmente no que respeita à composição da mesa sobre Carreiras Médicas, que claramente afastou a FNAM e outras organizações representativas da classe com posições já publicamente assumidas sobre tão importante assunto.
2- Dada a importância deste tema para a classe, solicitar que o CNE da Ordem dos Médicos tome a iniciativa de convocar um Fórum Médico Nacional sobre Carreiras Médicas.
3- Condenar a actual política de destruição do SNS, designadamente através de desastradas medidas avulsas e da permissão da passagem de sectores fundamentais da saúde para as mãos de grandes grupos económicos operando no sector.
4- Manifestar apreensão e solicitar informações sobre o projecto de transferência para os municípios de competências mais vastas na área da saúde.
5- Criticar a actual politica economicista que afecta apenas utentes e profissionais de saúde, com reflexo na qualidade do tratamento dos doentes, em contraste com os crescentes gastos administrativos nos Hospitais E P E.
6-Unir esforços no sentido de lutar por Carreiras Profissionais que dignifiquem a actividade médica e garantam a qualidade dos serviços prestados aos utentes do SNS.
Esta luta é indissociável da necessidade imperiosa do Acordo Colectivo de Trabalho que contemple as Carreiras.
7-Convocar novo Fórum Médico do Norte para 29 de Março de 2007.

Sem comentários: