4.2.07

FORUM MÉDICO REGIONAL DO CENTRO

A pedido da Plataforma Saúde 2007 o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos convocou o Forum Médico Regional do Centro, que teve lugar no passado dia 31 de Janeiro. Nele se procedeu a uma análise global da política de saúde em curso e foram elencados e analisados alguns dos principais problemas que actualmente se colocam em Portugal à Saúde, aos Doentes e aos Médicos.
Dessa reunião saiu um extenso comunicado enviado à comunicação social, até para conhecimento pelo próprio ministro da saúde desses problemas e dificuldades, que preocupam os médicos deste país. Tiveram especial relevo os seguintes aspectos:
- Necessidade imperiosa de discussão e negociação do ACT (acordo colectivo de trabalho)
- Análise das consequências actuais e futuras da precaridade laboral dos Médicos, particularmente dos jovens e antecipando o espectro de desemprego Médico a médio prazo.
- Discussão global do Regime Remuneratório dos Médicos, incluindo uma imediata actualização do vencimento base do Médico Especialista pelo menos para o nível de mecânico especializado, na ordem dos 60 euros /h
- Condições adequadas de trabalho, em defesa da prática Médica para benefício dos doentes
- Discussão das Carreiras Médicas
- Defesa de uma política nacional e preservação da independência da Saúde Pública
- Alteração da receita médica
- Definição de um sistema de Emergência pré-hospitalar medicalizada com uma política nacional de emergência global, coerente e equilibrada.
- Reforma dos Centros de Saúde.
- Qualidade, imprescindibilidade e independência da formação pós-graduada contínua
- Qualidade e conceito de proximidade e prontidão na prestação de cuidados de saúde
- Nomeação de administradores e gestores hospitalares competentes e com visão estratégica das instituições.
- Contratualização e gestão transparente e centrada em objectivos de qualidade Clínica e de ganhos em Saúde e não de racionamento económico.
- Defesa do Serviço Nacional de Saúde
- Esclarecimento activo da opinião pública sobre o que se passa na saúde e o que se parece preparar.
Ficou agendado novo Forum Médico do Centro para o próximo dia 21 do corrente.
A Associação Portuguesa dos Médicos de Carreira Hospitalar irá pedir aos Conselhos Regionais do Norte e do Sul da Ordem dos Médicos a realização dum Forum Médico Regional no Norte e outro no Sul.

Sem comentários: