5.7.09

Livro FARPAS PELA NOSSA SAÚDE

O livro "FARPAS PELA NOSSA SAÚDE"
de Carlos Costa Almeida, prefaciado pelo Dr. Paulo Mendo (ex-Ministro da Saúde) e pelo Dr. Armando Gonsalves (ex-Presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Carreira Hospitalar), será apresentado no dia 14 de Julho próximo, pelas 21,h15 horas, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Sala Miguel Torga. A apresentação será feita pelo Dr. António Arnaut e pelo Prof. Doutor Manuel Antunes.
(Texto da contracapa) …o Serviço Nacional de Saúde, as Carreiras Médicas e os Internatos constituem sem sombra de dúvida a maior e melhor realização dos governos pós-25 de Abril, e a mais duradoura… uma realização social que fez um país pobre entre ricos ter uma saúde melhor que a maioria, com um gasto muito inferior... Com um outro aspecto notável… criação duma estrutura que acabou por levar profissionais de muita qualidade a deslocar-se para hospitais mais pequenos, não por quaisquer incentivos financeiros mas pelo que faz correr os melhores…Eis senão quando se criou a ideia de que era preciso mudar... A despesa com a saúde disparou, os ganhos anunciados não surgiram… As alterações de gestão introduzidas levaram… à perturbação de toda a estrutura clínica… esboroamento das equipas, perda de sentido das carreiras médicas, esvaindo-se o estímulo para um aperfeiçoamento constante… criando-se… a monoideia do lucro, do incentivo monetário… Cada vez se torna mais evidente que a maneira mais eficaz de rentabilizar os hospitais é basear a sua administração na gestão clínica… Carlos Costa Almeida, in Introdução.
O autor, cirurgião profundamente envolvido na actividade assistencial, na formação, no ensino, na gestão clínica, juntou muitos dos artigos que publicou sobre saúde e carreiras médicas (no Tempo Medicina, Revistas da Ordem dos Médicos, Diário de Notícias, Revista do Centro Hospitalar de Coimbra, blog da Associação Portuguesa dos Médicos de Carreira Hospitalar - medicoshospitalares.blogspot.com), acompanhando a evolução nessas áreas no nosso país, e reuniu-os neste livro. Que resultou assim numa visão global do que se tem passado ultimamente nos hospitais portugueses – visão necessariamente pessoal, mas totalmente apoiada em factos reais e incontroversos – e das suas consequências, para os médicos, para os doentes, para a Saúde. É um ponto da situação, num momento de mudança e de turbulência na área da saúde, são chamadas de atenção às vezes aguçadas, mas que devem ser encaradas sempre como positivas, já que pretendem acima de tudo que o caminho seguido na Saúde e nos Hospitais seja o mais correcto.

Sem comentários: